Batalha das plataformas: TikTok vs Instagram Reels

Instagram x TikTok: até onde vai essa rivalidade | Decode HUB

No verão de agosto de 2020, Instagram Reels foram lançados na plataforma. E, obviamente, essa introdução foi a resposta de Mark Zuckerberg ao aplicativo de vídeo em rápido crescimento TikTok. Com a grande base de usuários do Instagram, eles são a única empresa que pode competir com a TikTok.

Lançado em setembro de 2016, TikTok disparou ao longo dos anos para se tornar um dos aplicativos mais baixados e mais usados ​​de todos os tempos. Com uma estimativa de 1 bilhão de usuários e mais de dois bilhões de downloads em janeiro de 2021, o TikTok não parece estar diminuindo a velocidade. 

Reels e TikTok compartilham muitas semelhanças e são baseados no mesmo conceito: vídeos curtos. Portanto, neste artigo, não falaremos sobre suas muitas semelhanças. 

Em vez disso, vamos para o que é chamado de batalha das plataformas. Vamos ver as muitas maneiras pelas quais essas plataformas diferem umas das outras. Mostraremos os recursos de cada plataforma para cada categoria listada. Então vamos entrar nisso, vamos? 

Aumente sua autoridade e fama nas redes sociais! Confira nossos serviços para o Instagram!

Duração do vídeo

Começando com o recurso mais comum que todos conhecem – duração do vídeo. Quando se trata da duração dos vídeos, o TikTok leva o bolo com suas opções de duração de 15 e 60 segundos. O Instagram chega perto em 30 segundos. 

Vendo como o TikTok foi lançado primeiro, a maioria dos usuários está acostumada a ter mais tempo para criar conteúdo e passar sua mensagem. 

Com todas as desvantagens, existe uma vantagem recíproca. O curto limite de tempo no Instagram ajuda a estimular a criatividade e forçar os usuários a se contentar com o que têm. Com o tempo, a comunidade de cuidados com a pele e várias marcas de moda utilizaram isso muito bem. 

Algoritmo de trabalho

Cada aplicativo tem seu próprio algoritmo exclusivo, que funciona para mostrar vídeos com base em seus gostos e preferências. O objetivo final de cada algoritmo é fazer com que você assista a mais vídeos e aumente seu tempo de tela (que é como eles ganham parte de seu dinheiro). 

No TikTok, há uma guia “Para você” que mostra o melhor conteúdo selecionado apenas para você – tudo baseado no que você gostou anteriormente, nas contas que segue, no conteúdo que publica, nos vídeos que compartilhou ou comentou, e até mesmo o tempo gasto em um determinado vídeo. Mas isso não é tudo! 

A localização do dispositivo e as configurações de idioma também influenciam o que você vê. Aqui está uma lista abrangente de como o TikTok mostra o conteúdo na guia Para você

Ao contrário do TikTok, temos poucas informações sobre como o Instagram mostra o conteúdo do carretel para seus usuários. Há grandes chances de que ele use um algoritmo semelhante ao usado para postagens do feed principal. 

A seção Explorar do Instagram é uma ótima maneira de promover sua marca. E sempre que seu rolo é apresentado na página Explorar, você recebe automaticamente uma notificação. 

A conexão entre os carretéis do Instagram e as postagens típicas do Instagram significa que, quando o carretel se torna viral, virtualmente todo o seu perfil é exibido para o mundo – dando a você uma visibilidade mais ampla. Se você estiver usando uma conta comercial do Instagram, este é um efeito colateral incrível.
 

Suas opções de música

Você já ouviu uma música estrondosa na parte de trás da sua cabeça, uma música que você mal pode esperar para se mexer? O TikTok oferece a capacidade de criar vídeos com trilhas.

Tanto a conta pessoal quanto a empresarial têm acesso à biblioteca de música completa no TikTok e podem até usar sons originais criados por outros usuários no aplicativo.

A biblioteca de música completa do Instagram não está disponível para contas comerciais devido a alguns problemas de licenciamento. Isso torna os rolos um pouco mais limitados, visto que você tem que usar seu próprio som em todos os seus vídeos, a menos que esteja em uma conta pessoal.
 

Vídeos salvos

Os Momentos não permitem salvar vídeos, a menos que você esteja salvando um dos seus de seu perfil. O TikTok, no entanto, permite que você baixe uma quantidade ilimitada de vídeos de vários usuários. A única ressalva é que cada vídeo será salvo com a marca d’água do criador, o que é bastante justo, se você me perguntar.

Anúncios 

Quando se trata de anúncios pagos para empresas, o TikTok vence a batalha sobre o Instagram Reels.

O TikTok vem ganhando popularidade entre os proprietários de empresas. Mais e mais marcas estão vendo como ele é útil para direcionar os clientes às suas páginas.

Na plataforma, você pode usar anúncios pagos de 5 maneiras diferentes:

  • Anúncios de aquisição de marca : são anúncios que mostram vídeos completos nas telas de vários usuários quando eles abrem o aplicativo.
  • Anúncios personalizados da marca : o TikTok permite que as empresas criem anúncios com filtros, adesivos e lentes. 
  • Desafios de hashtag : são desafios patrocinados que aparecem automaticamente na página de explorar / descobrir.
  • Anúncios InFeed: Eles aparecem conforme você rola pela seção Para você no TikTok.
  • Anúncios TopView : semelhantes aos anúncios de controle de marca, os anúncios TopView são exibidos quando um usuário abre o aplicativo. Ele também continua mostrando a cada 5 segundos.

Analytics

Analytics é uma ótima maneira de verificar o desempenho de sua marca e acompanhar seus esforços de marketing. 

Por enquanto, os carretéis do Instagram não têm uma opção que permite que você visualize análises para ver como seus vídeos estão indo – além dos curtidas, visualizações e compartilhamentos usuais que aparecem com frequência.  

Com o TikTok, por outro lado, você pode visualizar todas as suas análises em um piscar de olhos simplesmente abrindo uma conta TikTok pro. Detalhes como visão geral da conta, insights dos seguidores e insights do conteúdo. 

Com essas métricas sob controle, você pode facilmente adaptar seu conteúdo ao grupo demográfico que deseja atrair e acumular essas visualizações.
 

Conclusão

Existem vários benefícios em usar uma plataforma em vez de outra. Essas diferenças acabam se resumindo às preferências do usuário e às necessidades de negócios.

Para alguns, Instagram Reels são a melhor aposta, pois podem ajudar a promover uma marca já consolidada no Instagram, visto que está vinculado à conta principal. Para outros, o TikTok é uma forma de passar uma mensagem mais longa e explorar um novo espaço social, visto que tem um limite de tempo mais longo do que os carretéis do Instagram.  

Esses são apenas alguns dos casos que podem surgir com o tempo. E se você não consegue decidir qual aplicativo usar, por que não usar os dois? Afinal, quanto mais publicidade, melhor. Mas isso significa que sua marca precisa de uma estratégia de mídia social de plataforma cruzada.

Related Posts
Leave a Reply

Your email address will not be published.Required fields are marked *